segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Portugal

                                 


A língua oficial da República Portuguesa é o português, adaptado em 1290 por decreto do rei D. Dinis. Com mais de 210 milhões de falantes nativos, é a quinta língua mais falada no mundo e a terceira mais falada no mundo ocidental. Idioma oficial de Portugal e do Brasil, e idioma oficial, em conjunto com outros idiomas, de AngolaCabo VerdeGuiné-BissauMacauMoçambiqueSão Tomé e PríncipeTimor-Leste, e Guiné-Equatorial sendo falada na antiga Índia Portuguesa (Goa,DamãoDiu e Dadrá e Nagar-Aveli), além de ter também estatuto oficial na União Europeia, naUnião de Nações Sul-Americanas a UNASUL, no Mercosul e na União Africana.
São ainda reconhecidas e protegidas oficialmente a língua gestual portuguesa e o mirandês, protegida oficialmente no concelho de Miranda do Douro , com origem no asturo-leonês, ensinada como segunda língua facultativa em escolas do concelho de Miranda do Douro e parte do concelho de Vimioso. O seu uso, no entanto, é bastante restrito, estando em curso acções que garantam os direitos linguísticos à sua comunidade falante.
A língua portuguesa é uma língua românica (do grupo ibero-românico), tal como o castelhano, catalão, italiano, francês, romeno, reto-romanche (Suíça), e outros.
O português é conhecido como a língua de Camões (por causa de Luís de Camões, autor de Os Lusíadas), a última flor do Lácio, expressão usada no soneto Língua Portuguesa de Olavo Bilac ou ainda a doce língua por Miguel de Cervantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário